quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Exercícios Resolvidos

1)

Aplicando as propriedades de exponencial temos:



10x(x-1)=10-6Agora com as bases igualadas podemos cortá-las.
x(x-1)=-6Operando
x2-x=-6
x2-x+6=0
Chegamos em uma equação do segundo grau, aplicando Bhaskara achamos os resultados
fexpoexeresolv1.gif (1014 bytes)Note que temos uma raiz quadrada de um número negativo! Isto não é um número do conjunto dos REAIS (R), portanto a resposta é x naopertence.gif (836 bytes) R (x não pertence aos REAIS).


2)
4x2=256
    4x2
=44
    x2=4

fexpoexeresolv2.gif (1017 bytes)

3)
    2x2-7x+12=1
    2x2-7x+12
=20
    x2-7x+12=0
(Bhaskara)
    x=4

    x=3

4)
      fexpoexeresolv3.gif (1260 bytes)
           Tirando MMC
   fexpoexeresolv4.gif (1110 bytes)
   8·2x+2x=18
     9·2x=18
      2x=2
      x=1


5)
    3x(x-4)=3-3
    x(x-4)=-3
    x2-4x=-3
    x2-4x+3=0 
(Bhaskara)

    x'=3
    x''=1


6)
    3x2-10x+7=3-2
    x2-10x+7=-2
    x2-10x+7+2=0
    x2-10x+9=0  
(Bhaskara)

    x'=9
    x''=1


7)
     4-(x-1)=42(x+2)
     -(x-1)=2(x+2)
     -x+1=2x+4
     -x-2x=4-1
     -3x=3
     x=-1


8) Se  , então "x" vale:

    (A)
    (B)
    (C)
    (D)  
    (E)







- Primeiro vamos transformar os decimais (números com vírgula) em frações:
fexpoexeresolv5.gif (1179 bytes)
- Veja que podemos simplificar a fração da esquerda e transformar em potência o lado direito da igualdade:
fexpoexeresolv6.gif (1208 bytes)
- As bases estão quase igualadas, só que uma é o inverso da outra. Vamos inverter uma delas e adicionar o expoente "-1".
fexpoexeresolv7.gif (1676 bytes)
- Agora sim, com as bases igualadas podemos cortá-las:

   fexpoexeresolv8.gif (1549 bytes)
   Resposta certa letra "B".


9) (PUC-RS) A soma das raízes da equação é:
    (A) -4
    (B) -2
    (C) -1
    (D) 2
    (E) 4


- Primeiro vamos "passar" o nove que está multiplicando o lado esquerdo para o lado direito dividindo:
5x2-2x+1=5625/9
5x2-2x+1=625
- Fatorando:
5x2-2x+1=54
- Cortando as bases:
x2-2x+1=4
x2-2x+1-4=0
x2-2x-3=0
- Sendo a fórmula da soma das raízes S=-b/a, temos:
S=-(-2)/1
S=2 Resposta certa letra "D"

10) (UFRGS) Sabendo-se que , tem-se que vale:
    (A) -4
    (B) -2
    (C) 0

    (D)
    (E) 2



- Para resolver este problema, não precisamos achar o valor de "x" . É pedido quanto vale 6-x, se nós calcularmos quanto é 6x podemos calcular o que é pedido. Veja só:
6x+2=72
6x·62=72
6x·36=72
6x=72/36
6x=2
- Agora podemos inverter ambos os lados que a igualdade continua verdadeira:
fexpoexeresolv9.gif (1023 bytes)
- Aplicando as propriedades de potenciação:
6-xResposta certa letra "D"

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